Pólen um super alimento!
Muito rico em proteínas, fermentos lácteos,fibras, vitaminas, minerais, oligoelementos, micro-constituintes antioxidantes.
Valor nutricional
- De 15 a 24% de proteínas (% equivalente algumas carnes e superior aos ovos)
- De 10 a 14% de fibras
- De 4 a 6% de lípidos
- De 50 a 60% de glícidos
- Muito rico em vitaminas (exemplo B9 e E)
- Fermentos lácteos
- Rico em minerais e oligoelementos (cálcio, magnésio, fósforo, féro, selénio)
- Apresenta uma relação potassio/sodio muito favorável (entre 14 e 18)
- Rico em micro-constituintes antioxidantes (10 X superior a legumes e frutas)
- Mais de 80 enzimas já foram identificadas no pólen
1- O que acontece nosso corpo?
Durante este tempo o metabolismo transforma os nutrientes em energia de combustão formando Trifosfátos de adusina mais conhecida por ATP.
No entanto este processo não é perfeito e são criados 2% de "resíduos" energéticos (energia não convertida em ATP) . Estes "resíduos" têm o nome de RL-radicais livres são muito agressivos podendo estar na origem de lesões e criando outros problemas de saúde.
Outra particularidade dos atletas é que o exercício físico provoca um afluxo sanguíneo principalmente para a zona dos músculos. Isto implica que alguns órgãos, como por exemplo os intestinos estejam quase privados deste.
A longo prazo esta privação altera o funcionamento dos órgãos e favorece o aparecimento de mais RL-radicais livres acabando por afectar o desempenho e a forma física.Os corredores de grandes distancias são muitas vezes afectados por este fenómeno e ficando mais vulneráveis ao ataque de bactérias no sistema digestivo .
Felizmente o organismo possui o seu próprio sistema de defesa, produzindo antioxidantes que anulam os radicais livres.Os antioxidantes também estão disponíveis na fruta e vegetais ( o pólen apícola é de origem vegetal).
O exercício físico moderado e repetido também provoca o aumento gradual da percentagem de antioxidantes no corpo, estimulando a resposta natural do nosso organismo .
Não esquecer quando o esforço físico for muito exigente preparar bem o corpo com uma boa dose de antioxidantes pois a nossa protecção natural pode não ser suficiente.
2- Interesse nutricional do pólen para um atleta?
O pólen contem um fermento lácteo característicos das abelhas (Lactobacillus). Esta molécula antioxidante tem capacidades especiais e poderá ser muito útil para antes e depois das provas.Protege as células do chamado stress oxidativo.
O pólen de castanheiro (tipico de Trás-os-Montes) tem na sua constituição um super antioxidante chamado polifenol. Este tem a capacidade de controlar o excesso de RL-radicais livres e lesões inflamatórias.
3- Como integrar o pólen na estratégia nutricional do dia-a-dia do atleta?
Em fase de treino - Ajudar os intestinos na assimilação correcta dos nutrientes e prepara-lo para futuras descargas de RL-radicais livres em épocas de competição. Optar por uma alimentação rica em antioxidantes, probióticos (ex: Lactobacillus), minerais e aminoácidos.Adaptar a necessidade de toma de antioxidantes ao perfil historial médico do atleta.
Em fase de competição - Competição é sinónimo de alta intensidade, logo um grande aumento de RL-radicais livres que vão afectar e fragilizar músculos e tendões podendo mesmo originar leões.Depois das competições a prioridade é anular os RL-radicais livres o mais rapidamente possível.O pólen de castanheiro é altamente recomendável pois o seu potencial antioxidante é muito elevado.
O pólen sendo rico em proteínas estimula o processo regenerativo e favorece uma recuperação rápida.
Em fase de recuperação pós lesão - Quando o atleta se encontra impedido de treinar existe uma perca de massa muscular.O pólen é uma fonte importante de proteínas cerca de 15% a 25%, teor equivalente algumas carnes e superior às proteínas dos ovos.Assim o consumo de pólen providencia o recuperação da massa muscular perdida.